terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Homem de Quatro Pés

Você já ouviu falar de um livro chamado "Comer, Rezar, Amar", de Elizabeth Gilbert? Trata-se da história da autora, em uma viagem em busca do auto-conhecimento. Depois de se divorciar do marido e, logo em seguida, viver um conturbado romance com um rapaz bem mais novo do que ela, Liz Gilbert, uma escritora e jornalista resolve fazer uma viagem em visita à Itália onde, por meio da culinária, ela descobre o significado e a importância do Prazer; à Índia onde, por meio da cultura, tradições e ritos, ela recupera sua verdadeira fé; e à Indonésia, onde ela encontra o Amor e, consequentemente, encontra também à si mesma.

Onde eu quero chegar com isso? E o que isso tem haver com esse blog? É simples.
Nessa viagem, Liz conhece uma figura muito cativante: Ketut, o xamã. E ele ensina uma importante lição à Liz:
"Então, quando o velhote me perguntou pessoalmente o que eu queria de verdade, encontrei outras palavras, mais verdadeiras.

- Eu quero ter uma experiência duradoura de Deus. Algumas vezes, eu sinto que entendo a divindade de Deus, mas depois deixo de entender porque me distraio com meus desejos e medos mesquinhos. Quero estar com Deus o tempo todo.Mas não quero ser nenhuma monja, nem abrir mão por completo dos prazeres mundanos. Acho que o que eu quero é aprender a viver neste mundo e desfrutar seus prazeres, mas também me dedicar a Deus.

Ketut disse que podia responder minha pergunta com uma imagem.

Mostrou-me um esboço que havia desenhado certa vez durante a meditação. Era uma figura humana andrógina, de pé, com as mãos unidas em prece. Mas essa figura tinha quatro pernas e não tinha cabeça. Onde deveria estar a cabeça, havia apenas um tufo selvagem de samambaias e flores. Em cima do coração estava desenhado um pequeno rosto sorridente.


- Para encontrar o equilíbrio que você busca - disse Ketutu, por intermédio do tradutor - é nisso que você tem de se transformar. Precisa manter os pés planatados com tanta firmeza na terra que é como se tivesse quatro pernas, em vez de duas. Assim, você consegue permanecer no mundo. Mas você tem que parar de ver o mundo através da sua cabeça. Em vez disso, precisa olhar pelo coração. Assim você vai conhecer Deus." 

Quando li essa trecho, percebi que faz todo o sentido. Percebi que, assim como Liz, eu também sinto um grande desejo de aprender a viver neste mundo. Ao conselho do xamã e até mesmo pela propósta do livro, decidi partir na mesma viagem que a Liz fez - não a da Itália ou Índia, mas a do auto-conhecimento.

E por que ser egoísta ao ponto de guardar isso só para mim? Por que não fazer como a Liz e dividir essa experiência tão maravilhosa e gratificante com o mundo? E daí surgiu a idéia de criar o blog, e relatar aqui os aprendizados que essa viagem vai me trazer, as vitórias e as derrotas, sim, mas principalmente o crecimento dentro desses dois campos.

E aí, resolvi conhecer a trilha, com um passo dos meus quatro pés de cada vez. Eu nunca tinha experimentado andar com quatro pernas antes e, por isso, confesso que estou encontrando certa dificuldade, mas eu me lembro de que também foi assim quando experimentei andar primeiramente com duas. E se eu consegui, por que não o faria também agora?

Até breve, e lembrem-se: um pé de cada vez, mas todos os quatro firmes no chão.

4 comentários:

  1. Olá!
    Obrigada por sua visita e por me acompanhar.
    haha, gostou das legendas das imagens né?! Que bom, eu achei que fosse a única! rs.
    Também tô acompanhando seu espaço.
    Realmente fiquei curiosa pelo nome e quantidade de pés por aí. E ADOREI o motivo de tudo. Sou louca pra ler o livro e ver o filme (:

    Enfim, parabéns pelo blog. Muito legal mesmo!
    Vou passar por aqui mais vezes!

    Beijos e Queijos!;*

    ResponderExcluir
  2. essa parte realmente é muito bonita.
    vc sabe o nome desse simbolo do homem de 4 pernas?

    ResponderExcluir
  3. Olá de Portugal.
    Sabes o nome desse deus? Quero encontrar imagens na net, mas as pesquisas que faço nunca encontro imagens que me possibilitem ver.
    Por favor ajuda!!

    Adoramos as novelas da globo =)

    ResponderExcluir